Conheça a história da Bruna e da sua família 💙

A Bruna é uma menina com uma doença rara, designada de citopatia mitocondrial, que a impossibilita de ter autonomia em coisas simples do dia a dia, como comer ou tomar banho.

Natural de Angola, veio para Portugal com a família em 2014, em busca de um futuro melhor e dos cuidados de saúde adequados, que lhe garantissem qualidade de vida e segurança.

Áurea, a mãe, é uma verdadeira força da natureza, sempre dedicada à sua família. Bruna é a 6ª de 7 irmãos, um deles “filho de coração”, um sobrinho, de quem Áurea cuida desde os 3 anos de idade.

Quando se aperceberam de que o acompanhamento da Bruna tinha de ser permanente, desfizeram-se do pouco que tinham em Angola e mudaram-se definitivamente para Portugal.

Atualmente, vivem em Abrantes e o grande sonho de Áurea é que a Bruna seja aceite numa escola de ensino regular. Infelizmente, até hoje, as portas têm-se fechado, devido ao excesso de cuidados de que a criança necessita.

Um dia, a Bruna teve vómitos durante 12 horas, o corpo descompensou todo e viemos de urgência para Portugal. Em Angola, a nossa saúde é precária, desconhecem a condição da Bruna e os próprios médicos disseram que não tinham como ajudar a Bruna em Angola.
Áurea, mãe da Bruna

Como é que o meu donativo pode ajudar a Bruna?

Foi em Abrantes que Áurea encontrou uma casa adaptada às necessidades da Bruna, onde vivem até hoje. Apesar de adaptada na sua generalidade, há uma intervenção que se vai tornando cada vez mais urgente.

Os seus donativos irão possibilitar as obras de adaptação da casa de banho da casa da Bruna e da sua família. Este apoio vai contribuir para uma higiene adequada, em segurança e sem riscos de queda, assim como ajudar na mobilidade da mãe e irmãos que cuidam dela. Como em qualquer família, os pais são confrontados, ao longo do crescimento dos seus filhos, com novas necessidades, mudanças constantes e readaptações diversas e, no caso da Bruna, o processo de transferência para a banheira e para fora dela está a tornar-se muito difícil e com riscos agravados de segurança, à medida que a menina cresce, fica mais pesada e a escoliose na coluna de Áurea se agrava.

Impossibilitada de trabalhar, devido às necessidades da filha e às constantes deslocações a Lisboa, onde Bruna continua a ser acompanhada, por falta de oferta de cuidados de fisioterapia especializada em Abrantes, Áurea refere que o dinheiro que o marido envia de Angola se esgota rapidamente nas contas da casa, deixando uma margem muito reduzida para fazer face aos cuidados de que Bruna necessita.

Todo o valor angariado será canalizado para ajudar a família da Bruna e outras pessoas com deficiência motora, que necessitam do nosso apoio.

Apesar de Portugal não ser a nossa casa, sentimos um carinho muito especial por este país e devemos-lhe um agradecimento sem igual, por tudo o que fizeram pela nossa família.
Áurea, mãe da Bruna

Deseja utilizar outro meio de pagamento para fazer o seu donativo?

MB Way 910 397 162
IBAN PT50 0007 0000 0003 0526 6772 3
NIB 0007 0000 0003 0526 6772 3

O seu donativo é dedutível nos impostos. Caso faça o seu donativo via IBAN ou MB WAY, envie-nos por favor os seus dados e comprovativo para info@associacaosalvador.com, para que nos seja possível enviar-lhe o respetivo recibo de donativo.

PESSOAS APOIADAS

PROJETOS

Sobre a Associação Salvador

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência motora e a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

O seu donativo vai permitir que a Associação Salvador continue a criar melhores condições de vida para pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida ou deficiência motora. Trabalhamos com muita dedicação para criar um país mais inclusivo e acessível para todos, sem exceção. Apoiamos centenas de pessoas todos os anos, e desde 2003, mudámos a vida de 4.354 pessoas.

“Com o Apoio prestado pela Associação Salvador, recuperei a minha alegria e vontade de viver. Vou ser completamente autónomo e independente como era antes do meu acidente. Vou poder viver uma vida dita normal como qualquer outro jovem da minha idade e isso deixa-me muito feliz. Obrigado pela confiança. Vou lutar para ser um exemplo a seguir e exceder as expectativas. Muito Obrigado Associação Salvador!“

BRUNO LOPES

PROGRAMA AÇÃO QUALIDADE DE VIDA

Quais são os projetos que a Associação Salvador desenvolve?

Através de 10 projetos distintos nas áreas de conhecimento, integração e sensibilização, promovemos a inclusão de pessoas com deficiência motora, a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Apoiamos direta e financeiramente pessoas com comprovada carência económica, para criar maior acessibilidade, conforto e autonomia nas suas casas, atribuímos equipamentos desportivos adaptados e bolsas para formação e emprego.

Integramos profissionais com deficiência motora no mercado de trabalho, dando-lhes uma maior autonomia e independência. Desenvolvemos atividades na área do desporto e eventos de convívio, que contribuem para uma significativa melhoria da qualidade de vida.

Através de ações de sensibilização em escolas chegamos a alunos e professores, e com as nossas campanhas para a Prevenção Rodoviária, chegamos a centenas de condutores todos os anos.

Apostamos também no lobby e pressão política para o cumprimento da lei e melhoria das acessibilidades em Portugal.

Sonhamos com um mundo em que todos podem ter uma participação ativa na sociedade através de um estilo de vida ativo, saudável, e garantimos que qualquer pessoa com deficiência motora possa usufruir em pleno dos seus direitos