Avançar para o conteúdo

Porque queremos alcançar o Kilimanjaro?

Uma aventura única, que alia a coragem, a força e a solidariedade de um grupo de alpinistas portugueses.

A montanha é uma metáfora óbvia da superação. Da vida, do espírito de equipa, do trabalho em conjunto, numa subida em que procuramos alcançar os objetivos, enfrentando diversos desafios, tal como na vida”

João Vieira de Almeida, Senior Partner da VdA

O objetivo: alcançar o cume do Kilimanjaro, o ponto mais alto de África, com 5.895m de altura, e um dos Seven Summits, e angariar 58.950€ para apoiar a Associação Salvador.

Uma missão com propósito, que pretende mostrar que, tal como no dia-a-dia de milhares de pessoas com deficiência motora, não existem impossíveis e que, com coragem, força e uma boa rede de suporte, podemos superar todos os obstáculos.

O valor angariado será canalizado para apoiar o Desporto Adaptado da Associação Salvador.

Como apoiar esta iniciativa?

É muito simples! Com o seu donativo, estará a apoiar o financiamento do projeto de Desporto Adaptado 2023, da Associação Salvador.

São 5.895 metros solidários que a equipa de alpinistas irá percorrer até ao cume do Kilimanjaro. Cada um destes metros poderá ser “apadrinhado”, por 10€ cada, e o valor angariado será entregue, na sua totalidade, à Associação Salvador.

Projeto de Desporto Adaptado

São conhecidos os benefícios da prática desportiva regular na vida de qualquer pessoa. Quando falamos de pessoas com deficiência motora, esses benefícios são ainda mais evidentes, seja no reforço da confiança e autoestima, seja na melhoria considerável da qualidade de vida e independência, aspetos que se repercutem em todas as outras dimensões da vida destas pessoas.

Consciente destes benefícios, a Associação Salvador procura oferecer modalidades desportivas, equipamentos e um acompanhamento adequado às suas necessidades específicas.

Todos os anos, apoiamos 150 pessoas com mobilidade reduzida e oferecemos 9 modalidades desportivas de prática regular.

Em 2022, foi criado o Clube Federado de Paraciclismo da Associação Salvador. No primeiro ano, já conquistaram 14 pódios e 3 títulos de campeões nacionais.

Em 2016, sofri um acidente de viação que me obrigou a uma bi-amputação tranfemoral. Seguiu-se um período mais difícil na minha vida, em que tive consciência da minha nova realidade e de todos os obstáculos que teria de enfrentar. Não foi uma adaptação fácil. Foi na Associação Salvador que encontrei o apoio e o impulso que precisava, quer no desporto, quer em tantas outras iniciativas, que me fizeram ver que a vida também tem graça vivida numa cadeira de rodas. Hoje, faço parte da equipa de Paraciclismo da Associação Salvador, sou Campeã Nacional na categoria de Fundo e Contra-relógio e fui a 1ª classificada na Taça de Portugal na minha categoria (H5) ”
Felismina Gomes

Sobre a Associação Salvador

A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência motora e a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

O seu donativo vai permitir que a Associação Salvador continue a criar melhores condições de vida para pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida ou deficiência motora. Trabalhamos com muita dedicação para criar um país mais inclusivo e acessível para todos, sem exceção. Apoiamos centenas de pessoas todos os anos, e desde 2003, mudámos a vida de 3.426 pessoas.

“Com o Apoio prestado pela Associação Salvador, recuperei a minha alegria e vontade de viver. Vou ser completamente autónomo e independente como era antes do meu acidente. Vou poder viver uma vida dita normal como qualquer outro jovem da minha idade e isso deixa-me muito feliz. Obrigado pela confiança. Vou lutar para ser um exemplo a seguir e exceder as expectativas. Muito Obrigado Associação Salvador!“

BRUNO LOPES

PROJETO AÇÃO QUALIDADE DE VIDA

Quais são os projetos que a Associação Salvador desenvolve?

Através de 10 projetos distintos nas áreas de conhecimento, integração e sensibilização, promovemos a inclusão de pessoas com deficiência motora, a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Apoiamos direta e financeiramente pessoas com comprovada carência económica, para criar maior acessibilidade, conforto e autonomia nas suas casas, atribuímos equipamentos desportivos adaptados e bolsas para formação e emprego.

Integramos profissionais com deficiência motora no mercado de trabalho, dando-lhes uma maior autonomia e independência. Desenvolvemos atividades na área do desporto e eventos de convívio, que contribuem para uma significativa melhoria da qualidade de vida.

Através de ações de sensibilização em escolas chegamos a alunos e professores, e com as nossas campanhas para a Prevenção Rodoviária, chegamos a centenas de condutores todos os anos.

Apostamos também no lobby e pressão política para o cumprimento da lei e melhoria das acessibilidades em Portugal.

Sonhamos com um mundo em que todos podem ter uma participação ativa na sociedade através de um estilo de vida ativo, saudável, e garantimos que qualquer pessoa com deficiência motora possa usufruir em pleno dos seus direitos